Back

ID:Rio 2025 transforma a Praia de Icaraí em palco do empreendedorismo de moda fluminense

De 25 a 27 de abril, a Praia de Icaraí, em Niterói, recebe a quarta edição do ID:Rio – Festival de Moda e Empreendedorismo Criativo, iniciativa que vem consolidando o potencial do microempreendedorismo fluminense no setor da moda. Com o lema “Empreender é nossa praia”, o evento reafirma seu papel como catalisador de inovação, cultura e desenvolvimento econômico no estado do Rio de Janeiro.

Após passar por Petrópolis, o festival desembarca no litoral com uma programação intensa e gratuita: desfiles autorais, mesas-redondas, shows, mentorias e a estreia da ID:Rio Fashion Fair, reunindo marcas do território fluminense em um espaço pensado para visibilidade, negócios e conexão com o público.

O evento abre com o desfile “Energia”, assinado por Almir França, que apresenta uma coleção de upcycling a partir do reaproveitamento de uniformes da Enel, patrocinadora oficial do festival. Na sequência, o Enel Summit discute temas como macrotendências primavera/verão 25-26, identidade de produto e circularidade na moda empreendedora. Entre os painéis, destaque para debates sobre empreendedorismo feminino, inclusão e sustentabilidade.

A Fashion Fair segue nos três dias, com desfiles de marcas como Kopsch Brand, CCM e OCA – Arte Brasileira, sob curadoria de Vitória Flores. Já os momentos musicais incluem shows de Vitor Kley, no sábado (26), e da banda Maneva, que encerra o evento no domingo (27). Ainda no último dia, um aulão de yoga para convidados da marca CCM será conduzido por Maria Clara Cunha, instrutora de celebridades como Anitta e Larissa Manoela.

O festival conta com direção-geral de Cláudio Silveira, que reforça o compromisso da iniciativa com a inovação e o fortalecimento das economias locais. “O ID:Rio impulsiona a indústria criativa com foco no microempreendedorismo e em soluções inteligentes para o desenvolvimento das cidades.” Já a diretora executiva Helena Silveira lembra que o festival movimenta toda a cadeia produtiva: “É um presente para as cidades que o recebem”.

Cláudio Silveira – Diretor Geral ID Rio

A Enel, patrocinadora do projeto, ressalta o impacto social e econômico do festival. “Apoiamos iniciativas como o ID:Rio por acreditarmos no poder do empreendedorismo local para uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirma Hélio Muniz, diretor de Comunicação da empresa.