“O propósito do Restaurant Week sempre foi e continua sendo democratizar a boa gastronomia com o cunho social”, afirma Fernando Reis

Fortaleza acomoda a 22ª edição do renomado festival de gastronomia da América Latina, que teve sua abertura oficial em 25 de abril e se estende até 25 de maio de 2025. Ao todo, mais de 40 restaurantes de renome estão envolvidos, apresentando cardápios exclusivos com entrada, prato principal e sobremesa a um preço fixo. De acordo com Fernando Reis,idealizador da Brasil Restaurant Week, a expectativa é de que aproximadamente 30 mil menus sejam comercializados, resultando em um impacto financeiro estimado em R$ 2,5 milhões.
Em conversa com o portal da Revista Acontece, o empresário Fernando Reis fala sobre a preocupação em democratizar a boa gastronomia. “Quando a gente aborda a questão do democratizar, é justamente pela questão de os preços serem fixos. As pessoas já têm ali uma noção de quanto vão gastar, se vão beber, se vão não consumir bebidas alcoólicas. Então, essa questão do preço fixo viabiliza bastante e dá mais confiança para as pessoas”, explana.
Há também uma preocupação com o lado social. Os valores dos menus já são previamente informados e os restaurantes chegam a operar com 50% de desconto. Dessa forma, fica a critério do cliente fazer uma doação mínima de dois reais e o valor será encaminhado a uma instituição na cidade.
O início
No que se refere ao início, quando o movimento começou, lá em 2006, o paulista explica o caminho percorrido. “A ideia da Restaurante Week surgiu em Nova Iorque na década de 1990, em uma das viagens aos Estados Unidos. Identificamos e estudamos o evento, depois veio o contato com a organização e trouxemos a ideia para o Brasil em 2006”.
A primeira edição aconteceu em São Paulo em 2007. Em 2008, chegou a Recife e a partir de então mais cidades aderiram ao evento. Hoje são vinte cidades em todo o Brasil.
As delícias nortistas
O tema da vez faz uma homenagem à região norte do Brasil e suas riquezas. Com o tema: “Uma celebração da região Norte do Brasil: Riqueza e Diversidade”. De fato, são muitos sabores e costumes que qualificam o quão vasta é essa região. No que diz respeito à escolha do tema, Fernando Reis informa que é definido juntamente com um comitê de restaurantes e muitas vezes com o momento da economia. Em 2025, o tema foi voltado para o norte porque o evento chegará em julho à primeira cidade nortista do Brasil, Belém. “Vamos estrear na região norte do país, teremos Restaurant Week em Belém, em julho, e resolvemos homenagear a região norte para anunciar a nossa chegada e consequentemente, a COP 30 tem dado uma visibilidade bem bacana para a cidade. Um conjunto de ideias para valorizar e promover a gastronomia do norte”, explica.
O público
O intuito é surpreender e agradar. Além do paladar, é preciso caber no bolso e esse é um dos grandes diferenciais do evento. O que as pessoas desejam é desfrutar de uma boa experiência gastronômica com um preço justo. “De uma forma geral, o que o público mais busca durante o evento é conhecer novos restaurantes e consequentemente ter novas experiências. Tem muitos restaurantes que o público acredita ser muito caro ou que não podem ir por conta da surpresa na conta, o Restaurant Week já disponibiliza os valores”.
Case de sucesso
São muitos os lugares e momentos especiais em mais de duas décadas de sucesso, sem perder o bom gosto. Fernando diz que é difícil pontuar uma edição especial porque todas têm valor. Mas ressalta que se tornou um case de sucesso em Brasília.
“O Restaurant Week é um evento da cidade, onde a cidade para e faz um tour gastronômico, tanto que a gente tem mais de 150 restaurantes participantes a cada edição. Salvador também tem uma visibilidade fantástica e São Paulo é a maior proporcionalmente falando. Fortaleza também é uma cidade muito bacana, nós temos participando do evento os principais restaurantes da cidade e isso consequentemente dá uma visibilidade muito grande para o evento”, ressalta o empresário.
Próximos passos
O paulista não para, e os projetos são muitos. “Temos muito ainda a conquistar em termos de qualidade, maturidade. Temos um trabalho intenso junto aos restaurantes: a capacitação. O objetivo é capacitar os restaurantes para atuarem oferecendo a melhor experiência possível aos nossos clientes. Acredito que temos que evoluir bastante e oferecer cada vez melhores experiências para os clientes” finaliza o empresário.
22ª Fortaleza Restaurant Week
Na terra do sol, o evento acontece entre 25 de abril e 25 de maio de 2025. Uma oportunidade imperdível para explorar novos sabores e vivenciar experiências culinárias únicas.
Veja a lista dos restaurantes participantes da 22ª edição
Allêz Brasserie; Aquarela Sabor e Arte; Asttore; Azulli di Mare; Babbi Osteria; Balcone Restô; Both; Brava Wine – Aldeota; Brava Wine – Eusébio; Brava Wine – Iguatemi; Butcher’s 746; Carbone; Casa Fontana; Cervejaria Turatti – North Shopping; Cervejaria Turatti; RioMar Fortaleza Papicu; Cervejaria Turatti – Varjota; Cocina 378; Cortile Ristorante; Divina Picanha – Meireles; Doc Trattoria; Douro Restaurante; Duro Beach; Esttaleiro Parrilla do Mar; Garden Fortaleza; Ita Cucina Sul; La Bella Italia; La Pasta Gialla – Iguatemi; La Pasta Gialla – Pátio Dom Luis; L´Ô Restaurante; Medit; Mezzi; Misaki; Nucci Cozinha Europeia; Pecorino – Fortaleza; Ponza Frutos do Mar; Restaurante Mangai; Ryori – Iguatemi; Ryori – Shopping Buganvília; Santa Grelha – Iguatemi; Santa Grelha – Meireles; Trevi Cucina; Vistta Rooftop; Yoto – Cozinha Nikkei; Zaiko Sushi e Zoi.
Serviço:
22° edição Fortaleza Restaurant Week
Para mais informações: www.restaurantweek.com.br
Valores dos Menus Week (com entrada, prato principal e sobremesa)
Tradicional: Almoço R$ 54,90 | Jantar R$ 69,90
Plus: Almoço R$ 68,90 | Jantar R$ 89,90
Premium: Almoço R$ 89,00 | Jantar R$ 109,00
@restaurantweekbrasil