Sob o comando da Chef Didda Carneiro, o Esquina Brasil ganha mais um toque de brasilidade com a gastronomia do restaurante Nega Teresa.
No Ceará, saborear também é um evento. Diversos espaços endereçados na cidade refletem essa realidade em busca de promover maiores e melhores experiências saborosas, artísticas e culturais. E agora o mais novo palco para essa mistura é a culinária do restaurante Nega Teresa, uma das paradas obrigatórias na Praia de Iracema e que agora assina o novo cardápio do Esquina Brasil, localizado no Dionísio Torres.
O menu que reune técnicas francesas aliadas ao sabor brasileiro destacam-se petiscos como Vinagrete de polvo confitado com torradas, e mini acarajés desmontados, permitindo que o cliente os monte à sua maneira. Nos pratos principais, o Risoto de polvo com legumes confitados e castanha, Spaghetti Vegetariano com abobrinha, pesto e limão siciliano, além da tradicional Feijoada aos sábados e domingos. Na sobremesa, as sugestões incluem queijadinha morna com sorvete de tapioca e pudim de capim-santo.
Arroz de Carreteiro
Em uma união de temperos e sabores brasileiros, Didda traz em sua bagagem a inovação culinária aliada à tradição “Trago para o empreendimento experiências europeias, quilombolas e indígenas da minha carreira. Participei de grandes eventos culturais no Brasil e fora dele. Meus pratos contam histórias, como o Arroz de Hauça, que está no cardápio. Um prato típico dos Hauças ou Malês, povo que chegou escravizado em Salvador e fez a primeira revolta contra a escravização, a Revolta dos Malês”, explica a chef, entusiasta da cozinha ancestral e afetiva que começo com sua avó Teresa, no Rio de Janeiro.
A chef une um cardápio intuitivo e experimental unindo técnicas, cores e texturas que tornam seus pratos uma releitura singular com toque especial de brasilidade, construido e trazido de suas viagens ao redor do mundo. Além de cidades como Rio de Janeito, São Paulo, Irecê e Iraquara, Didda carrega uma grande vivência pela França, Itália, Marrocos e País Basco, sempre voltada para a vivência cultural e gastronômica aliada ao seu jeito criativo e afetivo.
Didda Carneiro
Chef de cozinha e consultora de Gastronomia, Didda Carneiro tem formação pela École de Cuisine Bonneveine e AFPA, na França. Ela possui vasta experiência internacional, com passagens pelo Villa Khariessa, restaurante do Grupo Rotary e Lions Clube da França, pelo Restaurant Garage e o Restaurant Gusto, ambos situados em Martigues, também na França. Além disso, fundou o Café Bahia, focado em cozinha brasileira e provençal. Didda também realizou especializações no País Basco, na Itália e em Marrocos.
Sua marca, Nega Teresa Soul Food, é uma homenagem à sua avó e irmã, figuras essenciais em sua vida pessoal e profissional. A proposta de Didda é oferecer uma “cozinha sem fronteiras”, com pratos cuidadosamente elaborados, desde a escolha dos ingredientes até a apresentação final.
Esquina Brasil
Com um ambiente acolhedor em uma charmosa casa avarandada, o Esquina Brasil vem se consolidando como um ponto de encontro vibrante em Fortaleza, unindo pessoas de diferentes estilos e culturas. Inaugurado em abril deste ano, o espaço investe na diversidade de sua programação musical, oferecendo shows de MPB, samba, blues e forró.
O Esquina Brasil está aberto de quarta a domingo, com horários variados para atender a todos. Na quarta e na quinta-feira, de 17h à meia-noite. Às sextas-feiras, o espaço funciona das 17h às 4h, enquanto aos sábados, abre das 12h às 4h. Aos domingos, o horário é de 12h à meia-noite. Já o restaurante Nega Teresa está aberto das 17h à meia-noite. Ainda neste mês de setembro, o Esquina Brasil começará a oferecer também serviço de almoço, ampliando suas opções para os clientes.
SERVIÇO
Esquina Brasil – Gastronomia e Cultura: Av. Antônio Sales, 3177, Dionísio Torres, Fortaleza/CE. Site: www.esquinabrasilfortaleza.com.br/ Redes sociais: @esquinabrasilfortaleza