Pesquisar

Câncer de Próstata: doença matou 17 mil homens no Brasil em 2023

Novembro Azul é uma iniciativa que teve início em 2003 na Austrália. Anualmente, esse mês voltado para a saúde masculina promove campanhas em diversos países, incluindo o Brasil. Neste ano, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) está chamando atenção para o aumento dos casos de câncer de próstata em todo o mundo.

De acordo com dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, a SBU relatou que a doença causou a morte de 17 mil homens no Brasil em 2023, resultando em uma média de 47 óbitos por dia. Uma publicação da revista científica internacional Lancet, divulgada no primeiro semestre, prevê um crescimento nos novos casos de câncer de próstata nos próximos anos.

A SBU ressalta que o diagnóstico tardio do câncer de próstata diminui as chances de cura e aumenta a letalidade da doença. Para prevenir e detectar a condição em estágios iniciais, é fundamental a realização regular de exames e consultas especializadas.

Na campanha Novembro Azul deste ano, a SBU alerta que o câncer de próstata geralmente apresenta poucos sintomas em sua fase inicial. Assim, esperar por esses sinais pode resultar em um diagnóstico em estágio avançado e com possível metástase.

Com informações da Agência Brasil

Compartilhe nas redes sociais