Pesquisar

Ceará é o único destino turístico brasileiro com estande próprio na WTM Londres, umas das principais feiras do mundo

O Ceará é o único destino turístico brasileiro com estande próprio na World Travel Market (WTM) de Londres, uma das mais importantes feiras de turismo do mundo. A participação do estado reforça seu protagonismo na atração de turistas estrangeiros, especialmente da Europa.

A estratégia do Governo do Ceará visa ampliar o fluxo de turistas vindos deste mercado, principal público internacional que visita o estado. A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) foca, especialmente, na região do Atlântico Norte, cujas baixas temperaturas e águas frias contrastam com o clima tropical cearense.

“O clima é, sem dúvida, um dos nossos maiores atrativos para os turistas desse mercado. Nosso objetivo é mostrar as belezas naturais do estado, nosso artesanato e a excelente infraestrutura da rede hoteleira para esse público, que encontra no Ceará o destino ideal para desfrutar de momentos inesquecíveis”, afirma a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.

A WTM reúne anualmente mais de 30 mil participantes, incluindo operadores de turismo, expositores, jornalistas e formadores de opinião, interessados em fazer negócios e expandir suas conexões no setor. O estande do Ceará está localizado próximo ao da Embratur, que promove a marca Brasil.

O evento, iniciado na terça-feira (5) no Excel London, representa uma excelente oportunidade para fomentar novos negócios e atrair mais turistas estrangeiros para o Brasil. O encerramento acontece na quinta-feira (7).

Programação do estande

Dentre as ações realizadas pela Setur no estande do Ceará, destaca-se uma experiência sensorial com sabores típicos da culinária local. Os participantes da feira têm a oportunidade de degustar pratos tradicionais como cuscuz com queijo, escondidinho de carne de sol, moqueca de camarão e suco de caju. “Isso é, provavelmente, a melhor comida que já provei” e “absolutamente maravilhoso” foram algumas das reações dos visitantes, registradas pela equipe da Setur durante a ação.

Kitesurfe

Outra importante iniciativa da Setur é a promoção dos destinos cearenses para a prática de kitesurfe, uma modalidade esportiva que impulsiona o desenvolvimento econômico dos municípios litorâneos do estado. A estratégia visa apresentar ao público europeu as principais novidades dos destinos que oferecem infraestrutura para a prática do esporte, tanto para amadores quanto para profissionais. Foi produzido material exclusivo para a feira, destacando locais como Cumbuco, Aquiraz, Canoa Quebrada, Camocim, Beberibe, Jericoacoara e Icapuí.

No último ano, cerca de 226 mil turistas visitaram o Ceará em busca de esportes e aventuras. Desses, 60% apontaram o kitesurfe como a principal motivação para a viagem. Isso significa que seis em cada dez turistas desse segmento têm o kitesurfe como foco, posicionando o Ceará entre os destinos mais procurados por atletas e amadores da modalidade.

Compartilhe nas redes sociais