De um carisma ímpar, a bela Niara Mei- rele Alencar Bezerra nasceu no inte- rior do Ceará (Juazeiro do Norte, terra
do Padre Cícero). Uma nordestina raiz. Iniciou sua carreira aos 13 anos como modelo. Desfilou para lojas e participou de concursos de beleza. Ganhou o título de Miss Cariri, passando a re- presentar sua região no Miss Ceará. Fez teatro durante quatro anos, apresentou peças teatrais, conquistou troféus como atriz revelação e me- lhor atriz do palco giratório do SESC.
Apaixonada por comunicação e, visando cres- cimento profissional, Niara construiu uma lin- da história na TV Verde Vale, no Cariri. “Mi- nha história na TV começou na Verde Vale, a primeira TV da Região do Cariri. Em 2009, fui contratada pela TVM e estou até hoje. Entrevis- tei (e entrevisto) pessoas anônimas e famosas de várias áreas, sempre levando a melhor experi- ência para o telespectador. Só no Se Liga estou há 12 anos. Apresentei o Réveillon da Paulista para mais de dois milhões de pessoas, a convite da Rede Globo, em 2013, com Luigi Baricelli – diz, Niara”.
E a trajetória da apresentadora teve diversas participações em programas de grande audi- ência da Rede Globo, como: Caldeirão do Huck (quadros: Olha Minha Banda e Um por Todos e Todos por Um), além de ter gravado matérias relacionadas ao Ceará para o Vídeo Show. Vi- venciou grandes experiências, entrevistando nomes da música, televisão, dramaturgia, como Fausto Silva, Ana Maria Braga, Jô Soares, San- dra Annenberg, Fátima Bernardes, Xuxa Mene- ghel, Luciano Huck.
niara meirele
As coberturas dos shows de celebridades são outros pontos fortes do programa e merecem destaque nas entrevistas conduzidas por Niara, que mostra toda alegria e energia contagiante ao telespectador.
Sempre inovando e mostrando qualidade nas suas produções, como entrevistas e apresenta- çõe, ela se destaca pelo seu carisma de apresen- tadora na TV cearense. Niara vem ganhando visibilidade e audiência nas tardes de sábado, com o programa “Se Liga”.
R.A – Quando despertou o interesse pelo uni- verso da moda e TV? Você modelou para algu- mas marcas no início da sua carreira. Conta pra gente esse momento.
NIARA: – Nunca foi o meu sonho ser modelo. Eu sempre quis mesmo era me tornar apresentadora de TV. A experiência como modelo veio a convite de um estilista de uma loja de tecidos em Juazei- ro, que me chamou pra desfilar. A partir daí não parei mais, eu vi uma oportunidade ali de chegar no meu foco, que era a TV.
R.A: Em algum momento, você pensou em ser apresentadora? Você se via trabalhando numa emissora de TV?
NIARA: – Sempre sonhei com isso! Vivia as- sistindo Hebe Camargo na TV. Ela foi a maior inspiração pra minha vida profissional. Lembro que vivia com escova de cabelo na mão, arruma- va o sofá lá de casa e chamava as amigas para entrevistar, como se fosse no programa da Hebe. (risos).
R.A – Como é a Niara nos bastidores e a Niara apre- sentadora? Existe diferença?
NIARA: – Eu sou a mesma pessoa nos dois. Lógico que nos bastidores acontecem as produções, o que precisa ser melhorado. Não dá pra ficar brincando toda hora. Então sou mais concentrada, pois sou muito perfeccionista e sofro demais com isso.
R.A – Quando foi sua primeira apresentação no Programa Se Liga? Qual a sensação que você sen- tiu?
NIARA: – Foi no dia 1o de Maio de 2010, a estreia do primeiro programa de entretenimento da TVM. O Se Liga transformou muito a minha vida. Foi o programa que me trouxe muitas mudanças e cres- cimento, tanto em minha vida profissional, quanto na pessoal. Passei a morar sozinha e longe da minha família. Não foi fácil no começo, mas consegui con- quistar um espaço muito importante na comunica- ção cearense através dessa experiência.
R.A – Teve alguma entrevista que você conduziu, que te emocionou? Conta pra gente.
NIARA: – Sim, muitas! O Luiz Fidélis sempre me emociona. Ele é um grande artista da região do Ca- riri, que traduz em suas músicas um pouco da mi- nha história. Mesmo sem saber, ele canta a saudade que sinto do meu pai, a ausência da minha terra, da família… as músicas do Fidélis me emocionam de- mais!
R.A – Qual o projeto dos sonhos da Niara?
NIARA: -Tenho muitos sonhos ainda, mas atual- mente estou colocando em prática um projeto antigo, que fala da cultura nordestina, que exalta a mulher do Nordeste. O nome é “As Nordestinas”. Esse proje- to fala muito de mim e muita gente da nossa região.
R.A- Você, é intensa e dedicada no que se propõe a fazer. É notório! A quem você atribui toda essa dedicação e intensidade no seu trabalho de apre- sentadora?
NIARA: – Sou muito agoniada com tudo. Sou assim desde criança, é coisa minha mesmo. Não entro em um projeto se não for pra fazer bem feito, me cobro demais!
Tenho tantos ídolos incríveis que não me permito fazer de qualquer jeito o meu trabalho. Acho que o respeito que tenho pela minha profissão e por quem me assiste, de fato, é o motivador dessa história toda.
R.A- Dos programas que você já apresentou, qual o que mais tem a cara da Niara?
NIARA: – Além do Se liga, o Programa Atittude que apresentei na TV Verde Vale de Juazeiro em 2007. Tem muito a minha cara. Ainda penso em fazer algo parecido.
R.A- Você já pensou em lançar alguma marca que leve seu nome?
NIARA: – Pensei, mas ainda não tenho certeza. R.A – Alguém incentivou sua carreira
profissional?
NIARA: – Algumas pessoas. Marcelo Fraga, que é um grande jornalista de SP, me deu a primeira oportunidade de trabalhar como apresentadora. O jornalista Marcos Gomide, que me fez o convite em 2009 para apresentar o Se Liga VM. Essas duas pessoas chegaram nos momentos certos, que mudaram muito o roteiro da minha história profissional.
R.A – Se recebesse um convite para apresentar um programa na Globo Rio ou São Paulo, você toparia?
NIARA: – Depende da proposta. Se fosse legal, iria na hora!!
R.A – Você fez algumas participações especiais nos desfiles do Kalil no DFB. Pretende retomar a carreira de modelo?
NIARA: – Não. Fui só como convidada do Kalil e do DFB, mas não me vejo mais trabalhando com isso, somente em ocasiões especiais.
R.A- Você já fez a viagem dos sonhos?
NIARA: – Não tenho esse negócio de viagem dos sonhos não, mas eu amo a Europa. Qualquer lugar da Europa me deixa feliz, me sinto segura. Juazeiro é minha casa, eu amo toda vez que estou por lá. Salvador é outra casa, sinto algo diferente nessa terra. A viagem dos sonhos é aquela que me acolhe, então nesses lugares me sinto assim, feliz.
R.A- Fala da sensação do convite para participar da capa da Revista Acontece?
NIARA: – Ah, foi lindo esse convite!
Me senti prestigiada, valorizada, querida. Esses sentimentos não têm dinheiro no mundo que pague. Agradeço a todos da equipe, tão carinhosa comigo. Esse convite significa que aconteço, né? (risos) Isso é maravilhoso!!
148 edição no4
NIARA RESPONDE
R.A – Defina Niara em uma palavra. NIARA: Intensidade.
R.A – Uma citação que você usa sempre como espelho.
NIARA: – Ninguém faz nada sozinho, a construção é coletiva.
R.A – O que Niara faria para mudar o mundo?
NIARA: – De início, tiraria alguns políticos que estão no poder em várias partes do mundo.
R.A – Qual a sua opinião sobre a comunicação digital, ou seja, os jornalistas que migraram para o mercado de influenciadores digitais?
NIARA: – É natural a mudança. Quando a TV chegou, achavam que o rádio iria acabar e não acabou. Agora com a internet, falam que a TV vai acabar, mas ninguém tem certeza de nada. Eu não acho que isso vai acontecer! O que eu acho o máximo é que as mídias sociais dão oportunidades de A a Z. É um lugar que qualquer pessoa pode se destacar, não existem padrões e isso é muito bacana.
Eu sou apaixonada por TV, mas sei da importância de fazer algo digitalmente também. Estamos vivendo um momento de mudanças mesmo. Acho inteligente quem enxerga as mídias sociais como oportunidade.
R.A – Que dica deixaria para os apresentadores que estão começando agora?
NIARA: – Estude muito e jamais ache que você já sabe demais, o suficiente. Estudar e se reciclar sempre, com o pé no chão. Essa profissão tem muita vaidade, mas é preciso saber que ela é traiçoeira também. Hoje você pisa em alguém que amanhã pode ser teu chefe. Então seja humilde, estude de tudo um pouco, se dedique e se preocupe com sua imagem e credibilidade. Isso faz toda a diferença para se tornar um bom profissional.
revista acontece – SET 2022 149
“Estude muito e jamais ache que você já sabe demais, o suficiente. Estudar e se reciclar sempre, com o pé no chão. Essa profissão tem muita vaidade, mas é preciso saber que ela é traiçoeira também. Hoje você pisa em alguém que amanhã pode ser teu chefe. Então seja humilde, estude de tudo um pouco.”
NIARA MEIRELE