Ana Paula Aguiar ou Ana Paula da Deep? Os dois nomes se referem a mesma pessoa, mesma alma e coração. A primeira faz referência à mãe, esposa, irmã, amiga; uma mulher forte e ao mesmo tempo muito sensível. A fé é o seu alicerce e a palavra de Deus é o tesouro precioso que direciona sua vida. Ana Paula carrega um sorriso acolhedor, é conhecida por ter sempre uma palavra amiga para àqueles que estão por perto. Já a segunda, Ana Paula da Deep, é a empresária criativa, dona de uma marca de sucesso, antenada, ligada em tudo que está ao seu redor e procura incansavelmente dar o melhor para os seus colaboradores, parceiros e clientes. Sempre pronta para ouvir, entender os corações e trabalhar com justiça e perseverança.
Ana Paula criou a Deep, marca que está no mercado da moda há 15 anos, com distribuição em todo o país sendo uma das maiores marcas de pronta entrega do Norte e Nordeste. A Deep é uma empresa cearense que tem como propósito inspirar e transformar a vida de mulheres reais. Desde cedo ela entendeu que o seu caminho seria o EMPREENDEDORISMO e não se desviou dele. A Revista Acontece convida ao leitor a conhecer a trajetória de sucesso da empresária que, assim como o nome da loja, mergulha “profundo” em tudo o que faz. Ela entrega tudo e recebe em dobro de Deus. Pode acreditar!
Nasceu para empreender
“Eu comecei a empreender aos 13 anos de idade, fazendo chocolate para vender na escola. Todos os dias meu pai me colocava de castigo, mandando eu estudar e esquecer as vendas”, lembra a empresária com saudade. O pai de Ana Paula era tesoureiro da Caixa Econômica Federal, preocupado com os estudos da filha e temeroso de ela perder o gosto pelos livros afirmou que não daria dinheiro para compra de ingredientes que se transformariam em “chocolates para venda”.
Então a menina, que já se mostrava muito habilidosa, juntou o dinheiro do lanche da escola e comprou o que precisava para preparar as famosas “trufas de chocolate recheadas com leite condensado”. Enquanto as amigas iam paquerar e conversar durante o recreio ela vendia em torno de duzentas trufas. A adolescente ainda não sabia, mas ali já se formava a empreendedora de destaque: Ana Paula Aguiar.
Para chegar onde chegou Ana Paula passou por experiências anteriores que serviram como aprendizado e escada rumo à construção da Deep. É importante salientar que a empresária sempre teve o apoio do marido e eles juntos construíram um grande patrimônio. Casada há 33 anos, para ela, a maior das riquezas é a família que formaram e a caminhada que estão trilhando. Sempre juntos, unidos pelo AMOR DE DEUS.
Ainda muito jovens, o casal começou atuando no segmento de celulares. “Nós tínhamos lojas de celulares, éramos distribuidores da operadora Claro e revendíamos em todos os shoppings da cidade. Nossas lojas tiveram fim quando a operadora resolveu acabar com os distribuidores e passou a ter suas próprias lojas”, explica Ana Paula acerca de sua primeira grande experiência como empresária.
Sinal Divino
Diante da situação a alternativa era somente uma: RECOMEÇAR. “Eu sempre sonhei em fazer algo relacionado à moda, mas o que eu não sabia era que seria tão grandioso e me faria tão feliz”, afirma a empreendedora. Ana Paula e sua família são muito religiosos, a conexão com Deus é perceptível haja vista a realização de todos os seus projetos serem respostas dessa conexão com o Criador.
Certo dia ela afirma ter recebido um sinal divino que fez com que tivesse coragem para enfrentar o desconhecido e mergulhar no que viria a se tornar a Deep. “Em meio a uma oração o pastor nos disse que algo ruim iria acontecer, que não era motivo de preocupação porque algo muito melhor chegaria até nós”, afirma a empresária ratificando que, de alguma forma, ela já tinha a certeza da vitória.
“Errar não era opção. Nós tínhamos dois filhos para criar e, no meio daquelas incertezas, veio nosso terceiro filho. A Deep representa nossa coragem porque eu não entendia absolutamente nada de confecção, mesmo assim eu montei, fui adiante confiando em Deus”.
O estudo e o investimento são constantes. A moda requer uma grande doação porque é um segmento de rápidas mudanças. “Eu faço uma roupa atemporal, uma peça que pode permear por todas as estações. Eu escolho as melhores cores, os melhores modelos, eu quero satisfazer a minha cliente, que ela esteja satisfeita com uma peça Deep em seu closet e que não consiga se desfazer dessa peça”, justifica. A coleção Deep é mensal e são disponibilizados 80 modelos. Um trabalho que requer muita dedicação.
Os resultados de tanto empenho são significativos. “Hoje nós temos onze lojas físicas, seis franqueados e vários distribuidores. Estamos em todo o Brasil, nos Estados Unidos e já temos alguns representantes na Europa”, pontua.
Família
Mesmo com tantas conquistas Ana Paula não abre mão de exercer o seu papel de mãe. Com três filhos em idades bem distantes um do outro, ela vive três fases ao mesmo tempo. A matriarca da família é mãe coruja com muito orgulho e vê a maternidade como uma doação, onde seu coração bate fora do peito, todavia, sustenta o quão difícil é a jornada. “Muitas das vezes eu tive que terceirizar a maternidade, eu não tenho super poderes. Perdi meus pais muito cedo. Contei com ajuda da minha sogra, com babá e não concentrei tudo em mim. Deu certo!”, analisa.
Deu tão certo que os dois filhos mais velhos estão trabalhando ao lado dos pais. “Meu filho mais velho é formado em administração de empresas, há 14 anos contribui para o nosso crescimento. Ao lado do pai, gerencia o setor financeiro e auxilia no gerenciamento industrial. Meu segundo filho é uma grande força no comercial, ele é muito ativo e está sendo os meus olhos onde eu não posso estar. A caçula tem 12 anos e já fala que será estilista, então, a empresa estará sempre em ótimas mãos”, afirma sorridente a mamãe orgulhosa.
É notória a fortaleza da empresária. Dentro do seu universo familiar ela se abastece para enfrentar, acolher, tomar decisões e a família é sempre o que fez valer a pena. “Eu e minha família temos um hábito que eu nunca quero perder. Na nossa casa somos acostumados a fazer as refeições juntos. Tomamos café, almoçamos e sempre temos o almoço no fim de semana. Se estamos em Fortaleza esse é o nosso costume. É o nosso momento olho no olho, das conversas e opiniões, isso é muito importante para mim”, explica.
Ela não para!
Outra grande realização foi a chegada da MYSIZE. Trata-se de uma marca do Grupo Deep voltada para o público feminino curve e plus size. A modelagem é pensada estrategicamente para abraçar o corpo e valorizar as curvas naturais da mulher real. “A MYSIZE foi criada exatamente para atender a necessidade da mulher com o manequim acima de 44 e se tornou um sucesso”, comemora Ana Paula.
A fim de justificar tantas bençãos ao longo da jornada Ana Paula afirma ter muitos anjos ao seu redor, anjos ela define como pessoas boas. “Eu tenho pessoas que estão comigo há muito tempo. Posso citar como exemplo a Alice, que está comigo há 20 anos. Começou lá atrás e hoje faz parte da diretoria. Ela começou como vendedora de uma loja. Ela é um dos anjos”, declara ratificando o sentimento de confiança e amizade existente entre as duas.
Para as pessoas que estão lendo essa matéria e desejam tirar os sonhos do papel Ana Paula dá um conselho, “Não tenha medo dos desafios, eles servem para nos fortalecer, nos ensinar. Problemas todos nós temos, não podemos é desistir”. Quanto ao futuro ela não esconde a cena dos próximos capítulos dessa história de trabalho, coragem e sucesso. “Eu quero ir para o sudeste. Quero chegar com minha loja em São Paulo. Já estou dando os primeiros passos e eu sei que vai dar certo. Meu próximo passo é sobre isso”, finaliza a empreendedora.
Texto: Márcia Rios
Fotos: Brian Dutervil