Pesquisar

Fernanda Montenegro: 95 anos da grande dama do cinema e da dramaturgia Brasileira

Dia 16 de outubro é dia de celebrar os 95 anos de uma das atrizes mais talentosas do Brasil, possivelmente do mundo. São 80 anos dedicados à dramaturgia, televisão, cinema e teatro. Empenho e comprometimento com o ofício de atriz que podem ser comprovados em seus inúmeros trabalhos.

Fernanda Montenegro, cujo nome de nascimento é Arlette Pinheiro Esteves da Silva, tornou-se Arlette Pinheiro Monteiro Torres ao se unir em matrimônio com o ator e diretor Fernando Torres em 1953, aos 23 anos. A conexão entre eles transcendeu o ambiente familiar, refletindo-se também nos palcos. O primeiro espetáculo em que atuaram juntos ocorreu em 1950, na peça Alegres Canções na Montanha, de Julien Luchaire, marcando o início da trajetória profissional de Fernanda no teatro.

A atriz falou sobre o marido em uma entrevista ao especial Tributo, produzido pelo Globoplay. “Sem Fernando, minha vida não se completaria. Do nosso mais profundo pacto de existência, nasceram dois filhos maravilhosos, que também são referências no nosso processo artístico. Tenho que agradecer, viu, Fernando, a você”, declarou. Fernando faleceu em 2008, aos 80 anos, vítima de enfisema pulmonar.

Os filhos do casal nasceram após quase 12 anos de casamento. O primogênito, Claudio Torres, é diretor, roteirista e produtor de cinema. Torres é um dos sócios da Conspiração Filmes. Fernanda Torres, também atriz, nasceu em 1965. Apesar de ser rosto conhecido na TV, com personagens em novelas como Selva de Pedra e séries como Os Normais e Tapas & Beijos, Fernanda se dedica mais ao teatro e ao cinema.

Na Premiação do Oscar de 1999, o Brasil esteve muito próximo de alcançar uma grande conquista em uma das categorias mais prestigiadas da premiação. Naquele ano, a atriz Fernanda Montenegro foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz por sua atuação em Central do Brasil, filme dirigido por Walter Salles e lançado em 1998. Embora fosse uma das principais candidatas, a atriz acabou não levando a estatueta. A grande artista segue sendo a única e primeira brasileira a receber uma indicação a uma das principais categorias.

Esse é só um dos motivos que comprovam o quanto Fernanda traz dentro de si o amor e a devoção por sua arte. Com uma trajetória marcada por personagens memoráveis e narrativas profundas, Fernanda Montenegro segue como um pilar da cultura brasileira, com seu talento e sua voz inspirando diversas gerações ao longo de décadas.

Compartilhe nas redes sociais