“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo”, a frase do escritor cearense José de Alencar dá início a nossa conversa com a multifuncional e protagonista da sua história, Imaculada Gordiano.
A voz dela é firme, o olhar é destemido e o conhecimento que carrega é admirável e estimulante. Advogada empreendedora e empresária empreendedora, a versatilidade, a liderança e o propósito de fazer acontecer demonstram que sempre esteve à frente do seu tempo. A seguir, um olhar acerca da trajetória incansável e corajosa de muitas Imaculadas em uma só.
A infância e a adolescência a levaram a sonhar com os pés fincados no chão. A jovem que pegava vários ônibus durante o dia (sem abrir mão do salto alto), dava conta da faculdade e do estágio, hoje, gerencia operações financeiras de milhões. Ao ser questionada acerca de seu crescimento profissional ela agradece. “Eu paro todos os dias e agradeço. Depende muito do nosso querer, mas, depende também do ambiente familiar que você está inserido. Sou filha de pai agricultor e mãe professora. Minha mãe, mesmo depois de sua partida, permanece sendo a referência de força em nossa família”.
A advogada
“O homem é quem faz a sua profissão; a sua inteligência é que a eleva; a sua honestidade é que a enobrece.” José de Alencar
O Direito chegou para Imaculada de forma inusitada, coisa do destino. Na época ela caminhava para pegar o ônibus em direção ao Instituto de Educação do Ceará, onde se preparava para seguir como professora do 1º grau (o que hoje é o ensino fundamental). Durante o percurso ela encontrou um livro intitulado “Conceito de Norma Jurídica como Problema de Essência, da conceituada escritora Maria Helena Diniz. “Eu tinha 15 anos e lia muito. Comecei a ler o livro e pensei: acho que serei advogada”. O tempo passou, ela tornou-se professora e ensinou em vários colégios de Fortaleza, todavia, a paixão pelo Direito falou mais alto e ela conquistou uma vaga na tão almejada faculdade de Direito. As palavras têm poder!
A paixão pelos livros facilitou a entrada no universo das leis. Acostumada com a prática da leitura, Imaculada não nega seu encantamento pelo escritor cearense José de Alencar. Essa admiração é notória pelo fato de ele seguir como patrono do escritório IGSA, onde as salas são identificadas com os nomes de seus romances. “Alencar era advogado, maravilhoso com seus romances e crônicas. Ele demonstra uma visão de futuro e evolução da sociedade. Uma dessas crônicas, publicadas em jornais da época, me chama muito atenção, parece que ele escreveu a poucas horas e que já sabia sobre o nosso futuro virtual”, relata com admiração.
São 33 anos de profissão como advogada, fora o período de estágio. Para Imaculada o saldo da passagem de tantos anos é de progresso no que diz respeito ao Direito como profissão. “Eu só vejo evolução para o profissional que quer progredir. Aquele profissional que ainda está na visão romântica do Direito, não há muito o que falar. A advocacia é uma profissão de negócios e é preciso acompanhar as inovações jurídicas, as inovações do mundo onde você está inserido”, clarifica a advogada. Sócia-fundadora do Imaculada Gordiano Sociedade de Advogados (IGSA), o escritório atua desde 1994 fornecendo soluções jurídicas nas diversas áreas do Direito Empresarial.
A evolução no universo jurídico é indiscutível. É preciso chegar à frente e proporcionar esses avanços aos clientes. “O Direito Empresarial tem vários ramos e nós estamos inseridos nos negócios, no corporativo, seja empresa pequena até aos grandes grupos. Nós damos assistência tanto de consultoria quanto de assessoria a empresa, seja ela individual ou de capital aberto. É um processo de Governança. A empresa abre suas portas todos os dias sabendo que cada questão que necessite de uma visão jurídica voltada para o seu negócio, nós estamos prontos para atender”, informa.
Quanto ao exercício da advocacia, ela fala de forma direta, “O bom advogado não é o que é bom de briga, não me considero boa de briga. Eu sou apaixonada pelo que faço e sempre busco inovar e trazer as melhores soluções para os nossos clientes”, essa busca incessante para entregar o melhor resultado tem sido o diferencial durante todos esses anos.
IGSA
São 25 anos dedicados ao crescimento e fortalecimento do IGSA. “A melhor coisa é você trabalhar para você e ao mesmo tempo criar oportunidade para outros profissionais, para outras mulheres”, afirma.
“Seja dono do seu negócio”, com essa afirmação Imaculada enaltece como é gratificante trabalhar no que é seu. A advogada também sinaliza a questão do etarismo, preconceito acentuado em nossa sociedade. “Quando eu optei por começar o escritório foi justamente pensando que eu chegaria aos 50. A impressão que tenho é que depois dos 40 o mercado de trabalho fica mais difícil, sobretudo a mulher”, afirma.
Outro fator significativo é a remuneração. “Vivemos em um Estado que taxa a mão de obra, uma mão muito dolorosa em cima da relação de emprego. As vezes um empresário quer gerar um benefício para o colaborador, mas, o custo é muito elevado. Um colaborador de 50 anos, por sua experiência é mais oneroso do que o colaborador de 20 anos. Os números dizem que os empresários trabalham janeiro, fevereiro, março e abril só para pagar imposto”, explica.
Múltiplos Talentos
“Todo trabalho é nobre, desde que é livre, honesto e inteligente;” José de Alencar
Imaculada é versada em diferentes áreas. Além de atuar com muita responsabilidade e dinamismo no ramo do Direito Empresarial, a empreendedora é dona do Spazzio Gordiano, espaço voltado para festas, um buffet localizado na cidade do Trairi, no Ceará.
O trabalho social também se faz presente na vida de Imaculada. Na cidade do Trairi ela está a frente do Instituto Professora Olga Gordiano Barbosa. O Instituto presta assistência a idosos e contribui também na geração de renda e emprego para o município. “O nome é uma homenagem a minha mãe, lá a gente atende cerca de 70 idosos e procuramos assistir tudo que é necessário como médicos, alimentação, roupas, fralda…”, explana.
O mercado fashion também fez morada no coração de Imaculada. Em 2015, ela abriu uma loja especializada em vestidos de noivas e festas de luxo, a Jolies Maries Maison. A loja, localizada em Fortaleza, atende o mercado da capital e também do Trairi.
Ao ser indagada sobre como consegue dar conta de tantas responsabilidades, a empresária responde de imediato, “o segredo é delegar funções e confiar nas pessoas. Você precisa de uma equipe para crescer porque não se faz nada só. Prepare, dê espaço, acompanhe e acredite”, justifica.
Presente e Futuro
Ao ser interrogada sobre os próximos passos ela direciona o assunto para o presente. Do ponto de vista profissional, Imaculada fala do projeto que tomou forma durante a pandemia e já é uma realidade: a “Investe”. Trata-se de uma empresa de negócios com sede em São Paulo que atende a todo o Brasil e tem como objetivo auxiliar além da bandeira do escritório, estudando e viabilizando as melhores operações, buscando investimentos, intermediando compra e venda de direitos creditórios, precatórios federais, estaduais, municipais, entre outros.
No setor pessoal ela tem se preparado para receber um importante convite. “Na minha visão de futuro eu quero ser Conselheira, eu almejo ser convidada para fazer parte de conselhos de administração de empresas, seja ele consultivo ou deliberativo. Esse mercado não é muito aberto para mulheres, em especial no Ceará, todavia, sou boa em dar opinião”, finaliza.
Texto por: Márcia Rios
Fotos: Paula Matos