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Martha Medeiros transformando moda em empreendedorismo Sustentável

FASHION SHOW

COLUNA SOCIAL

POR LÚCIA RIBEIRO

PROJETOS,TRAJETÓRIA E INVESTIMENTO SUSTENTÁVEL

Seu primeiro investimento aconteceu ao abrir uma pequena loja em Maceió, depois expandiu para São Paulo, inicialmente com vendas para a Bergdorf Goodman, onde fez um evento inesquecível.

Mas antes da pandemia, a grife Martha Medeiros estava vendendo no segundo andar da Barney’s e em mais de 35 países. Então, abriu loja própria em Los Angeles, em plena Melrose Place, o lugar mais badalado da cidade. Enxergou que tinha chegado a hora de levar o seu DNA a outros universos.

UM LUGAR CHAMADO MILAGRE QUE TRANSFORMOU VIDAS

Para Martha Medeiros, toda pessoa tem um lugar no mundo e o seu lugar se chama Milagres. Um lugar que cultiva amor, criação e acolhe milhares de famílias artesãs, proporcionando dignidade de vida. “Pouco antes da pandemia eu tinha comprado um terreno no lugar mais incrível à beira-mar, na frente das piscinas naturais. Na pandemia, me mudei para lá e construí a casa dos meus sonhos.

Dos lençóis aos quadros, passando pelos lustres e pelos móveis fui eu quem desenhou e fez junto com a comunidade local! Até o cheiro desen- volvemos especialmente para a casa.” – conta, Martha.

No meio de um coqueiral nativo a 80 km do aeroporto de Maceió e 180 km do aeroporto de Recife, defronte das duas maiores barreiras de co- rais do mundo, um mar deserto de águas quentes e com todas as obras de arte desenvolvidas em parceria com os artesãos, a estilista construiu seu império e, a partir da @casamarthamedeiros, as portas se abriram cada vez e mais.

EXPANSÃO NO MUNDO DOS NEGÓCIOS

E o trend do momento é a ascensão, as novidades que estão aconte- cendo com a marca Martha Medeiros no mundo dos negócios, sua ex- pansão internacional “Hoje fechamos uma parceria de criação de lustres para a Artefacto Miami, que é um sucesso. A coleção de papel de parede junto com a York, uma das maiores fábricas do mundo. Fizemos joias em parceria com uma joalheira da Suíça chamada Kelly Svenson, suces- so absoluto!” – afirma.

E as novidades não param por aí. Martha está levando o que sempre foi privilégio de poucos para um grande número de pessoas através de uma coleção de top table que será lançada em breve pelo Magazine Luí- za. E a Casa Martha Medeiros é um grande sucesso! “Agora estou me dedicando à minha nova paixão: a marca Azul Milagres – @azulmila- gres, onde meu único compromisso é com os meus desejos, com o belo e com a arte!” – conclui.

Martha Medeiros tem uma rotina bastante concorrida, devido às fortes mudanças no mercado. E como boa observadora uniu seu talento e paixão, dedicando sua vida a projetos que lhe renderiam mais tarde crescimento e sucesso profissional, além do reconhecimento global por

ser pioneira em levantar a bandeira sustentável e acolher as famílias das mulheres artesãs, que são a menina dos olhos do empreendimento, Mar- tha Medeiros.

ENTREVISTA: INOVAÇÃO NA MODA DE LUXO

R.A – Quando falamos em moda de alta qualidade e luxo, associamos a marca Martha Medeiros ao DNA que a grife carrega no seu conceito. Poderia explicar o conceito da marca (lojas)?

MARTHA – Nosso conceito é fazer a roupa mais bonita da vida das clientes! Encantar, superar todas as expectativas e deixar a mulher segu- ra para entrar empoderada em qualquer lugar!

Cada vez mais sinto que estamos só neste caminho e nunca vimos nossas vendas aumentarem tanto como nos últimos 12 meses Lançamos uma linha casual que é um sucesso e nossos vestidos de festa e noiva estão cada vez mais impecáveis! O sob medida é uma joia como já não se faz mais no mundo!

Eu tenho o maior orgulho do DNA que criamos, me sinto uma pessoa privilegiada, feliz!

R.A – Qual a relação da Martha estilista com as mulheres rendeiras?

Martha- hoje somos 120 funcionários em São Paulo e 400 mulheres fazendo renda no sertão, onde temos nosso projeto social Olhar do Sertão. Primeiro levamos trabalho bem remunerado, depois água, de- pois reformas de casas, caravanas de médicos, iniciamos a criação de cabras e vacas e o próximo passo será a confecção de doces e queijos com os maridos das rendeiras.

R.A – Tem uma equipe pronta para atender a demanda de mercado? Qual o prazo máximo de entrega para uma encomenda de 500 vestidos?

Martha – Hoje por termos uma equipe grande temos condições de ter uma fábrica maior e atender a um número bem maior de clientes, mas tudo é muito man ual, feito parcialmente ou totalmente à mão e nos desdobramos para atender às encomendas e ver nossas clientes felizes.

MARTHA MEDEIROS RESPONDE Defina Martha Medeiros em uma palavra: RENASCIMENTO

Citação:

PALAVRA É VIDA

Expandir seus conceitos sustentáveis em moda é construir uma história transformadora e Martha Medeiros faz isso com mae- stria. Sua trajetória é referência no mercado inovador da moda

por sua iniciativa que estimula a cadeia produtiva sustentável e valoriza talentos da terra. A estilista possui uma bagagem riquíssima. Ao longo da sua carreira conquistou a paixão por suas criações únicas e naturais. Mar- tha Medeiros começou seus trabalhos muito cedo, elaborando colar com corda a corda do motor da máquina de costura. Inspirada por sua avó, us- ava pena de galinha e coloria ao seu gosto para vender no colégio. Aos 8 anos, começou a fazer roupas de boneca e, com isso, já contemplou suas primeiras clientes: as amigas e vizinhas e, aos dez anos, abriu sua primeira boutique de roupa de boneca em Brasília, onde residia. “Comecei muito cedo, fazendo colar com corda a corda do motor da máquina de costura da minha avó e pena de galinha que eu tinturava. Devia ter uns sete anos! Eram os anos 70 e eu vendia tudo no colégio – diz.

“Aos 8 comecei a fazer roupa de boneca pra vender pra amigas e vizinhas e, aos dez, abri minha boutique de roupa de boneca em Brasília onde mora- va!” – ressalta Martha Medeiros.

Apaixonada por sua profissão, a estilista carrega no seu DNA toda uma tradição do feito à mão, transformando a matéria bruta em um processo de criação incrível, valorizando insumos e mão de obra da terra nordestina, Alagoas.

TRANSFORMANDO A MODA EM EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL.

Desde a sua infância desenvolveu um processo baseado na sua sensibilidade, deixando o mercado da moda colorido com suas in- spirações de uma visão lá atrás, nas falésias, a natureza colorida, servindo de referência criativa : “A mistura das cores nas falésias, o marrom, a terracota, os tons alaranjados, tudo isso é moda, explica- va sua avó, enquanto a ensinava a costurar roupas para suas bone- cas.” afirma a estilista.

A Jovem empresária que enxergava o mercado como oportuni- dade de alavancar vendas e obter retorno financeiro, soube em- preender numa época em que não tinha a tecnologia a seu favor, como hoje, (internet, WhatsApp). Seu contato era via cartão-postal que comprava e enviava para uma amiga de Maceió, falando dos seus negócios que cresciam. E nascia ali a empreendedora e visionária, com apenas 12 anos de idade. “Aos 12 já tinha minha barraca na Feira de Arte e Artesanato de Pajuçara, que existe até hoje. Éramos eu e mais duas amigas, tínhamos três barracas na feira.”

MARTHA E SUA PRIMEIRA VIAGEM INTERNACIONAL

Aos quinze anos, fez sua primeira viagem internacional e levou um bom dinheiro, fruto do seu trabalho. Isso a fez se sentir uma mulher empoderada.

Daí por diante, a vida de Martha tomou novo rumo: conquistou seu primeiro emprego. Aos 18 anos, começou a trabalhar no Banco do Brasil, realizando o sonho do seu pai que almejava ver a filha ocu- pando um cargo público. Entrou em uma universidade pública cur- sando Direito. Investiu no seu imóvel próprio pelo BNH e, em segui- da, casou. “Na universidade, no banco e em casa eu só fazia criar e vender roupas. Sempre amei ver as mulheres saindo lindas e seguras!

Tive dois filhos, larguei o banco e fui me dedicar à moda, minha grande paixão”- conclui Martha.

FOTOS: JOÃO PASSOS

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