Pesquisar

Mostra Proibida: Artistas LGBTQIA+ cearenses realizam Mostra de artes visuais e performance que celebra a contranormativa de gênero

MOSTRA PROIBIDA

A ação intitulada “Mostra Proibida”, realizada pela Banida Plataforma, surge a partir da desobediência de gênero, propondo uma ocupação da cidade, através de experimentações estéticas, atos performativos e exposições fotográficas.

De Junho a Agosto de 2024 acontece a 1ª Edição da “Mostra Proibida”, trazendo como como escopo curatorial a noção de “INFESTAÇÃO”, remetendo a uma ocupação contagiosa, frenética e disruptiva da cidade com artistas LGBTQIA+. Com a temática “CRIAR, OCUPAR, TRANSGREDIR, EXISTIR”, a mostra reúne cerca de 27 ações programadas para 10 semanas de duração, passando por quatro cidades cearenses em seu acontecimento: Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.

A ideia da mostra é potencializar projetos nas linguagens de Artes Visuais e Performance, a partir de um grupo de artistas e profissionais que compõem a Banida Plataforma, nas áreas de criação, comunicação, curadoria, acessibilidade e produção. A Mostra visa a ocupar diversos espaços, impulsionando artistas contranormativos do Ceará na construção de ações potentes e disruptivas.

Com experimentos em diversas linguagens, a mostra é um encontro de corpos em ebulição, tendo como alguns de seus pilares a contranormatividade, a ocupação disruptiva, a experiência estética e a acessibilidade. Protagonizada por artistas, curadores e produtores dissidentes, a Mostra tem mais de 90% da ficha técnica de pessoas LGBTQIA+, tendo a curadoria das ações de Barbara Banida, pessoa trans, diretora e artista da Banida Plataforma. Durante seu acontecimento, a Mostra passa em diversos espaços das quatro cidades, como as ruas do Centro de Fortaleza, Crato, Juazeiro e Barbalha, Praia de Iracema, Hub Cultural Porto Dragão, Feira da Messejana, Quebrada Cultural, Teatro Universitário e Praça do Ferreira.

A abertura se dará de maneira on-line, em 05 de junho de 2024, às 19 horas, e todos os detalhes da abertura e demais ações serão divulgados no instagram @banidaplataforma. A realização de Banida Plataforma, tem o apoio da Secretaria de Cultura de Fortaleza, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, através da Lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura do Brasil.

Compartilhe nas redes sociais