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Foto de Rogério Lima

Novos movimentos, como nos velhos tempos

Em sua 24ª edição, o maior encontro da moda autoral da América Latina, foi marcado por grandes estreias, posicionamentos e tendências

Por: Gomes Avilla
Fotos de Backstage por Nicolas Gondim / Passarela por Roberta Braga / Sociais por Rogério Lima

Desde 1999 o DFB, nascido “Dragão Fashion” e depois se transformando em “Dragão Fashion Brasil”, foi se adaptando, trazendo novos formatos e ações até virar “DFB Festival” em 2017, unido música, gastronomia além de contar com um leque tradicional de oficinas, palestras e ações de fomento ao trade da moda nos mais diversos segmentos.

Porém, a moda autoral sempre foi o grande protagonista do evento que ocorre anualmente, e que esse ano não poderia ser diferente, dessa vez, trazendo diversas estreias nacionais junto aos nossos talentos locais. Confira os princiais highligts e detalhes.

1º Dia – Antigas tradições sob novos olhares

Sanderson Amaral

A abertura dessa edição do DFB, foi marcado pela ancestralidade e tradição sob o olhar do design autoral, Sanderson Amaral abriu o line-up de desfiles com sua coleção “Dia Inteiro” que através da sensível utilização de elementos do léxico gráfico nordestino narravam a passagem do tempo do amanhecer até o anoitecer.

Jonhson Alves

Com sua coleção “Benzendeiras do Nordeste” resgata a tradição dessas mulheres que misturam a fé e a medicina popular através de uma coleção delicada e com fortes elementos semióticos , alguns mais diretos, como os ramos que vinham pendurados nas peças ou segurados pelas modelos, outros mais sutis como as estampas utilizadas em parte da coleção.

100% CE

Nosso selo cearense composto por diversas marcas autorais, trouxe em seu segundo desfile oficial, o experimentalismo do espírito atual do evento, com peças que se utilizavam de diversas técnicas na construção e significado, destaque para o dragão de macramê que foi utilizado como acessório de cabeça.

Airplane Brasil

Com uma atitude descolada, cool e totalmente à vontade, a estreia da Airplane Brasil trouxe suas peças de crochê com um objetivo bem claro: uma moda praia que também pode ir para a rua.

Liana D’Áfrika

Um dos pontos altos da noite, com uma coleção carregada de ancestralidade, mas que adaptava toda essa herança a um estilo casual e prático, porém carregado de orgulho e leveza através das cores quentes e padrões orgânicos típicos dos países de continente africano em uma estreia vibrante e calorosa.

Melk Zda

O estilista retorna ao DFb trazendo inspiração através da crisálida, com um luxo artesanal composto por experimentações numa alfaiataria desconstruída em meio a curvas, florais 3D e acessórios de apelo orgânico, unindo drama e romantismo.

Almerinda Maria

A alfaiataria unida a técnicas manuais como renda, renascença e richilieu, a estilista e artesã trouxe a coleção “This is Almerinda” que celebra o DNA cearense a uma trajetória de sucesso e aclamação da marca, trazendo nessa coleção looks masculinos, que comumente não vemos em desfiles da marca.

2º Dia – Grandes nomes e movimentos

Norb Brand

Norb Brand promoveu através de sua coleção “Maré” uma imersão nas profundezas da mar e na ligação do estilista com os Orixás por meio da estamparia misturado a um trabalho de escultura de peças.

Levi Santos

Levi Santos passeia pela arquitetura da cidade de Fortaleza através do seu utilitarismo tropical na coleção “Memórias de Alvenaria”. Com uma paleta vibrante, uniu os elementos gráficos dos prédios antigos de Fortaleza através de palas, camadas, recortes, arcos e estamparia, remetendo a identidade do fortalezense, a uma linha tênue entre memória e resistência

Ahazando

Com uma moda feita para todos, a marca não economizou e abusou das estampas, cores e corpos dos mais diversos tipos, reforçando a diversidade que a marca traz em seu DNA além das estampas surrealistas e o mix de body e hot pants.

Club 99

Club 99 entrega o clássico masculino modernizado, trazendo visões já tradicionais do vestuários masculino com inteligentes alterações que se adaptam ao homem moderno.

Sau + Sheila Morais

Apelidada carinhosamente de Sau, a collab foi uma das queridinhas unindo os paetês a uma construção que evoca um olhar despojado com a elegância das joias em latão que literalmente acendeu na passarela do evento.

Kallil Nepomuceno

Aclamado pelo seu trabalho na alta-costura feminina, o estilista uniu novamente a tradição de seus trabalhos a novas técnicas e linguagens em suas peças através do upcyling de materiais reaproveitados de trabalhos anteriores, colocando em um outro patamar as aplicações de fuxico com pedrarias e suas peças masculinas em cores vibrantes. Em seu ápice, o desfile foi marcado por nomes de peso como Dani Gondim, sua musa, Silvero Pereira e de inclusão como o influenciador Luiz Victor Torres e Hendson Baltazar que foram aplaudidos e ovacionados.

Vitor Cunha

A retrospectiva de 5 anos da marca resgata vários elementos característicos, como o crochê, o streetwear e o jeans. Durante o desfile hipnotizante, o sensual se misturava ao urbano, e as peças de trabalho manual se uniam aos mais diversos tipos de texturas, aplicações e atmosferas.

Lindebergue

Com a coleção “Aparências nada mais” Lili, como é carinhosamente apelidado, buscou traduzir os questionamentos que envolvem padrões estéticos, protagonizando modelos vestidos de sacolas plásticas, lingeries e roupas com frases provocativas.

3º Dia – Identidades atuais em um olhar para o futuro

Concurso dos Novos – Uniateneu, IFRN, UFC e UFMG

O primeiro dia do concurso dos novos, foi marcado por duas faculdades cearenses como UniAteneu e Universidade Federal do Ceará, competindo com duas fora do estado, sendo elas o Instituto Federal de Natal e Universidade Federal de Minas Gerais. Trazendo coleções alusivas ao tema do DFB “Em Movimento”

IFRN

UFC

UFMG

Cléber Lima

O pernambucano apresentou diversos recursos criativos e técnicos em um minimalismo com olhar atento as novas formas de desconstruir a moda casual.

Rendá por Camila Arraes

Esse ano a coleção da estilista marca o match perfeito da união das peças de renda em bases que não são comumente utilizadas, como o jeans e isso, se deu por meio de uma collab com a marca Banana Urbana, referência em moda unindo jeans e tecnologia em projetos exclusivos, o que fez a marca sair da festa e ganhar as ruas com uma moda causal inédita;

Bruno Olly

A periferia mais uma vez como protagonista na coleção “Perifa Feline” . Já residente no evento, Bruno trouxe da maneira mais nostálgica e sensível a moda das comunidades utilizando do apelo visual, celebrando os gatos negros em uma homenageando as pessoas da perferia com elementos vibrantes em figurinos pomposos e ostensivos.

Baba

Uma marca já intrínseca no imaginário cearense, a dupla Beto e Baquit trouxeram um desfile sensível e emocionante com o tema “Pessoal do Ceará” que tem como enredo as músicas do movimento artístico da década de 70 e misturando diversas técnicas e modelagens presentes no design do estado. Unindo um casting de modelos diversos compostos por figuras conhecidas na cidade embaladas pelas vozes de Mateus Fazeno Rock e Mumutante que finalizaram a noite de desfiles com um verdadeiro espetáculo de cores, emoções e mensagens.

4º Dia – Novos tempos de grandes consagrações

Concurso dos Novos – 2º Dia

Na segunda rodada de desfiles, UNAMA (AM) , UNIFOR (CE) e UDESC (SC) e UFCA(CE) disputaram a premiação do concurso

UNAMA

UNIFOR

UDESC

UFCA

Queiroz Bruno

A coleção traz um trabalho de aplicações, pedrarias muito presente com um ar antagonista, abordando a transexualidade, catolicismo e a opressão. Tudo isso orquestrado de maneira poética e etérea.

Erica Rosa

Direto do Rio, Erica trouxe toda a bossa da capital fluminense na coleção “Sonhos e Alegrias” com cores vibrantes e atmosfera romântica que foi embalada por grandes clássicos em sua trilha sonora e fluidez em suas peças. O desfile, foi uma verdadeira carta de amor, com palavras espalhadas ao vento.

Enel Coleção Energia

Parceira de longa data, do DFB, a coleção energia, foi criada a partir do reaproveitamento dos uniformes dos funcionários da própria empresa e da Azul Linhas Aéreas, desenvolvida com base no conceito de upcycling, onde tecidos e produtos que seriam descartados são reutilizados e transformados em novas peças.

As diversas peças da coleção podem ser adquiridas pelo site da Costurando Sonhos Brasil, uma iniciativa parceira do G10 Favelas, que teve início em 2017, em Paraisópolis, e hoje está presente em dezenas de comunidades do Brasil, espalhada em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belém. Toda a venda será 100% revertida para a instituição, que apoia milhares de mulheres em vulnerabilidade social. Fonte: ENEL

Marina Bitu

Direto do SPFW a marca trouxe uma continuação da coleção Hotel Bitu, que remete ao ano de 1911, uma época de ouro dos corredores do hotel. com cores neutras e terrosas, o desfile foi marcado por peças inspiradas em alimentos como a romã, figo, palmiers e croissainst através de texturas e curvas sinuosas, que ditavam os plissados, camadas e composições das silhuetas.

Dribbled

A marca não só mostrou um trabalho totalmente conceitual como anunciou nas passarelas, seu rebranding, agora chamado “BLED” em uma coleção totalmente ambientada nas areias cearenses com cores tropicais.

David Lee

Depois de sua estréia no SPFW com a coleção “Parangaba” inspirada nas feiras populares de Fortaleza, David retorna a cidade consagrando sua trajetória de 10 anos nas passarelas do DFB. Uma verdadeira imersão a história do estilista vindo da comunidade do bairro Mucuripe, que ganhou o mundo desde seu primeiro desfile em 2014, quando trouxe um novo olhar as tecnicas manuais com crochê, somados ao utilitarismo de acessórios e peças casuais. David, coleciona muitos méritos e reconhecimentos, fazendo parte de diversas exposições internacionais, e que com seu talento, se fez presente na lista Under 30 da Forbes em 2020.

DFB Festival 2023 encerra edição histórica com mais de 40 mil pessoas celebrando a moda nacional

O maior encontro de moda autoral da América Latina faz seu balanço de uma edição histórica. O 24º DFB Festival, realizado entre os dias 31 de maio e 3 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, celebrou a moda, a música, as artes e a cultura regional e nacional. O último dia reuniu a apresentação em primeira mão das coleções de grandes estilistas e projetos de moda, como Queirozbruno, Erica Rosa, Coleção Energia by Enel, Marina Bitu, Dribbled e David Lee.

“O DFB Festival impacta positivamente toda a cadeia produtiva da moda no Ceará. É possível afirmarmos que o DFB está à altura do que a moda e a economia criativa representam para o nosso estado. Esta é uma edição que vai ficar para história. Reunimos pessoas de todo o país para prestigiar desfiles, palestras, shows e as demais ações propostas pelo nosso Festival. Nos inspiramos nos princípios do movimento para lembrar que o próprio DFB está em constante transformação”, celebram Cláudio e Helena Silveira, diretores do DFB Festival.

DFB em números

Distribuído em uma área totalmente climatizada de 10.000 m² no Centro de Eventos do Ceará, o DFB contemplou uma extensa programação multidisciplinar, com atrações para diversos eixos de atuação, como cultura, por meio de desfiles, shows, exposições e mostras multiculturais. 

Em quatro dias de programação, o evento reuniu mais de 40 mil pessoas, com programação 100% gratuita, plural e aberta a todos. Sozinho, o DFB Festival gera 3,6 mil postos de trabalho, diretos e indiretos.

No segmento moda, 33 desfiles embalaram a maior sala da categoria em todo o Brasil. Na cultura, o evento apresentou 23 shows gratuitos, de artistas locais e nacionais.

Incentivando o empreendedorismo e a economia criativa, o Mercado Criativo DFB Festival reuniu 40 expositores, sendo micros e pequenos empreendedores das áreas de moda e design.

Concurso dos Novos

O sábado de DFB Festival também contou com a final do “Concurso dos Novos”, desfiles idealizados por alunos de instituições brasileiras de ensino superior e técnico de estilismo e moda, que este ano trouxe estudantes do UniAteneu (CE), IFRN (RN), UFC (CE), UFMG (MG), UNAMA (PA), Unifor (CE), UDESC (SC) e UFCA (CE).

Em primeiro lugar, os vencedores da Universidade Federal do Cariri (UFCA) levaram um prêmio em R$ 10.000,00 mil reais. Intitulada de ‘Autofagia’, a coleção é inspirada pela força transformadora das águas encantadas do Cariri. Suas formas fluidas e cores vibrantes são uma representação da diversidade e da interconexão entre todos os seres vivos.

MoveModa – Fashion Films

Neste ano, a4ª edição da Mostra MoveModa – Mostra Competitiva de Fashion Films de Curta Metragem, propôs um olhar criativo sobre o tema das possibilidades energéticas sustentáveis para o futuro da indústria da moda. Ao todo, foram selecionados 28 vídeos de quatro estados para o MoveModa, sendo 23 do Ceará; três do Rio Grande do Nordeste; um de Minas Gerais e um do Rio Grande do Sul. Os vídeos exibidos sempre antes dos desfiles e no feed do perfil oficial do DFB: instagram.com/dfbfestival.

Na categoria Fashion Film Independente do Ano (obra audiovisual sem vínculo com marcas comerciais, embora possa fazer referência a uma ou mais marcas), o vencedor foi ‘Transbordam vielas’, de Murilo da Paz e Deyse Herle, que levou premiação de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) + troféu DFB Move Moda.

Na categoria Pensamento Crítico (curta-metragem com discurso, ideia ou conceito que propõe-se a imprimir uma mensagem capaz de transcender o próprio universo da moda), o prêmio de R$ 3.000,00 (três mil reais) + troféu DFB Move Moda foi concedida à ‘Para dona Geralda’, de Felipe Mota e Gisele Cruz.

Já na categoria Inovação em Linguagem (obra com caráter mais experimental e livre), o ganhador foi o fashion film ‘Do lado de dentro’, de Monique Parente e Glória de Oliveira, levando R$ 3.000,00 (três mil reais) + troféu DFB Move Moda. 

DFB fomentou o mercado da moda

Mantendo a tradição de qualificar e profissionalizar o mercado, o DFB apresentou palestras, talks e workshops direcionados a estudantes de estilismo, design, marketing, gastronomia e beleza, que também participaram de forma prática da logística do evento no programa de voluntariado.

No line-up de palestras, talks exclusivos como: “Edição especial Inova Moda Digital – Inverno 24”, apresentado pelo Senai Cetiqt (RJ); “Descomplicando os negócios criativos – Protocolos simples e acessíveis transformados em aliados do sucesso”, mediado por Laizi Fracalossi e apresentado por APSV; “Espíritos Do Tempo – Arte – Moda – Rua – Londres – Paris”, mediado por Mario Queiroz, e o “Momento beleza com Niina Secrets”, apresentado pela Infinity + Eudora.

Com o tema “Em Movimento”, a edição 2023 do DFB Festival destacou o potencial de reinvenção, evolução e impacto social do evento, que se consolidou como um dos maiores propulsores da cultura criativa no cenário nacional. 

DFB celebrou a música

A programação de shows do DFB Festival 2023 foi integrada ao espaço de restaurantes e bares, situando o palco das apresentações na ágora do evento, principal ponto de convergência do Festival. Os shows foram uma parceria entre o DFB Festival (responsável pela estrutura) + After Experience + Gandaia Club.

Na programação musical, apresentações de KVSH, Thigas, DJ Viúva Negra, DJ Negona, Clara Martod, Zito Maia, Samba do Mar, Silas, Olivia Oliboni, Mumutante, Babita e Lucas, Daniel Freire, Berlim Tropical, Lia Pressler, The Dillas, DJ Morr, DJ Zulu, DJ Femo, AK (Ana Kethlen), Nayra Costa ft Rodrigo Lobbão, Miri’am e Lola, Iago Vital, DJ Savio Machado e DJ Everon.

Novidades para 2024

Durante o encerramento do evento, Cláudio Silveira, anunciou novidades para 2024. “A partir do próximo ano, um novo formato de evento está sendo preparado, um novo DFB ainda mais plural, diverso e complexo, onde a moda avança uma casa e deixa o protagonismo do evento para outras formas de celebrar a criatividade e a inovação. É o movimento que nos leva adiante”, destaca o idealizador do DFB.

O DFB Festival 2023 é uma realização da Equipe de Produção, com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), nos termos da Lei 13.811, de 16 de agosto de 2006. Apoio: Prefeitura Municipal de Fortaleza, Sebrae-CE, Secretaria de Turismo do Estado do Ceará. Agradecimento à Enel Brasil. Parceria: Vicunha.

Sobre o DFB Festival

Criado em 1999 e realizado anualmente em Fortaleza, o DFB Festival é um dos mais relevantes eventos multidisciplinares que dialogam com moda autoral, cultura e ações formativas da América Latina – é, portanto, uma poderosa e notória plataforma para o desenvolvimento da cultura de moda no país e também para o fortalecimento da indústria de têxteis e confeccionados no Ceará. A partir do incentivo aos novos talentos, contribui para a oxigenação do mercado e o aprimoramento do trade.

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