O médico Veterinário Ricardo Henz vai explicar que a leishmaniose visceral, conhecida como calazar, tem tratamento e pode ser prevenida.
O segundo episódio do É Animal! Convidou o médico veterinário Ricardo Henz, um dos mais conhecidos e conceituados do Nordeste. A conversa será sobre leishmaniose-calazar, e abordará como o cão pode adquirir a doença, prevenção e tratamento. Será na sexta-feira (22), às 11h00, na FM Benfica.
Muito antes do tratamento ser permitido para os cães no Brasil, Ricardo Henz já ajudava cães e seus tutores, passando para população e mídia a importância e eficácia de tratar o cão infectado.
A falta de conhecimento sobre a leishmaniose ainda é muito grande no Brasil, há quem acredite que ela é transmitida pelo contato com animais e que não há tratamento, sendo a eutanásia o único caminho para não colocar a família e outros animais em risco.
Segundo o médico veterinário e especialista em doenças infectosas, Ricardo Henz, calazar não tem uma cura definitiva, mas pode ser tratado durante toda a vida do cão para aumentar sua longevidade.
“É possível tratamento em todas as fases, contudo, adequando a condição e expectativa do estágio da doença em cada paciente. A eutanásia deve ser considerada pelo médico veterinário de acordo com cada caso. Particularmente, prefiro lutar pela vida a insistir com a morte” – completa.
O programa “É ANIMAL” chegou para ser uma fonte de informação e entretenimento para todos os apaixonados por animais, trazendo conteúdos relevantes e inspiradores.
Fique ligado nas redes sociais da FM Benfica para saber mais sobre a estreia no dia 15 de setembro.
Serviço:
- Podcast É Animal! Na FM Benfica
- Segundo Episódio: 22 de setembro de 2023
- Horario: 11h00 às 12h00
- Site: https://urx1.com/LqW9F
- Instagram FM Benfica: @fmbenfica
- Instagram Fernanda Leite: @fernandaleitecomunicação