Cuidados médicos: O seu animal de estimação também precisa ir ao médico, pois da mesma forma que precisamos fazer “check-ups” anuais, é muito importante que os animais visitem o veterinário pelo menos uma vez ao ano, além de tomar as vacinações necessárias para evitar doenças.
Higiene: Tomar banho uma vez por semana e escovar os dentes é uma forma de cuidar da higiene – Fazer a tosa dos pelos em excesso para que o animal tenha uma boa aparência e fique livre de calor excessivo é também necessário. As unhas devem sempre estar cortadas, pois caso contrário podem machucar o animal.
Alimentação: É importante que os vasilhames de água e comida estejam sempre limpos e as sobras sejam descartadas, evitando o aparecimento de bactérias. Os alimentos têm que ser apropriados de acordo com a espécie e a idade dos animais.
Família: Ao adotar ou comprar um animal,é bom verificar se ele vai ser motivo de felicidade na casa ou de discórdia. Você tem tempo, dinheiro e espaço para aumentar a família? Lembre-se de que filhotes são bagunceiros e animais velhinhos precisam ir mais vezes ao veterinário.Tudo isso e algumas outras coisas devem ser analisadas antes.
Atividades físicas: É necessário sempre passear com o animal e ter o cuidado de colocar coleira, pois essa é uma segurança tanto para o animal quanto para as pessoas. O melhor de tudo em fazer as atividades físicas com seu bichinho é que eles dificilmente ficam cansados e assim,além de passear com seu pet, você também estará fazendo uma caminhada.