Analista de Sistemas com competência na área de gestão e liderança, a empresária Rafaela Machado é diretora de Marketing, Inovação e Sucesso do Cliente, da Construtora Mota Machado. Para Rafaela, a prioridade é ter o cliente sempre no centro das decisões. “A gente precisa seguir os processos, mas, precisamos entender antes de tudo as necessidades dos nossos clientes”, afirma.
“Nós trabalhamos com sonhos e somos muito atentos aos prazos”, essa afirmação demonstra o diferencial da Construtora. Rafaela entende que é preciso muita organização e rigor com todos os prazos. “As pessoas têm a falsa ilusão que cinco anos é muito tempo para a entrega de um imóvel, que é possível adiar decisões. Na Mota Machado nós não pensamos assim, quando você adia uma determinada decisão, mais na frente pode comprometer todo um planejamento”, clarifica.
Há três anos Rafaela passou a fazer parte da diretoria e desde então segue com o compromisso que vai além da entrega. “Eu quero entender como o cliente vive lá. Eu quero saber se aquilo que estudamos, projetamos e trabalhamos durante tanto tempo deu certo, quero alcançar a confiança e a felicidade de quem apostou no meu time, o que o cliente pensa e sente é extremamente importante para nós”, pontua.
O compromisso e a seriedade em buscar a plena satisfação do cliente é tão importante que foi criado o comitê do cliente. “Semanalmente é feita uma reunião para acolhimento e resolução das demandas dos nossos clientes. Diretores e gerentes trazem à tona questões que mudam os nossos processos internos em busca de maior contentamento”, informa a empresária.
A Mota Machado é uma empresa familiar que nasceu da coragem, firmeza e dedicação. Rafaela faz parte da segunda geração e sabe da responsabilidade que é sustentar uma reputação de sucesso. “Temos que continuar nessa caminhada. Daqui há cinquenta anos será preciso o mesmo olhar que temos hoje, o de respeitar a marca. Nós trabalhamos com os sonhos das pessoas e elas apostam e confiam em nós, nós temos que ser muito conscientes e certeiros em todas as nossas decisões, o nosso compromisso é grandioso”, explica a diretora.
Mudar sem perder a essência
Presente nas capitais Fortaleza, São Luís e Teresina, a Construtora Mota Machado há mais de 56 anos constrói empreendimentos residenciais e comerciais, somando mais de três milhões de metros quadrados construídos e entregues. Inovação, tecnologia e sofisticação estão aliadas à dedicação para proporcionar a plena alegria do cliente.
Evoluir é uma necessidade de qualquer empresa. O mercado atual não permite a mesmice, é preciso se adaptar às mudanças, que são muitas e constantes, na construção civil não é diferente. É preciso mudar sem perder a essência. “Tivemos um processo de transição, algumas pessoas saíram da gestão e nós começamos a sentir a necessidade de nos reconectarmos com a nossa essência. Nossa decisão para o rebranding foi baseada no constante desejo de aprimorar nossa atuação e fazer ainda melhor para o mercado, foi um trabalho muito intenso, um processo muito rico, uma grande terapia no nosso CNPJ”, fundamenta. A inovação na logomarca aconteceu com o objetivo de trazer transformação e evolução para a marca e fortalecer nossas relações. Já o slogan, esse não conseguimos mudar, é muito forte”.
Ciente que a transformação é fundamental, a Mota Machado decidiu dar um passo necessário para atender ainda melhor as expectativas dos clientes e as demandas do mercado. Assim surgiu uma nova marca, com fidelidade ao que já foi conquistado e comprometimento com as inovações.
Diferente igual a você
A Construtora Mota Machado tornou-se um padrão de sucesso. O “diferente igual a você” é um referencial de satisfação, daquilo que é bom, do que é vantajoso e correto, uma empresa que conquistou a aprovação e o respeito dos cearenses. Rafaela justifica o êxito com as seguintes palavras, “Meu pai, Assis Machado, é uma pessoa muito disciplinada e muito empenhada em entregar o melhor. Se você fizesse essa pergunta a ele a resposta seria: ‘uma busca constante em tentar fazer o certo’. Ao longo desses 56 anos a Mota Machado fez questão de permanecer entre as melhores. Foi uma caminhada com o pé no chão e com muito respeito”, orgulha-se a empresária ao se referir ao pai.
Outra menção relevante para ela é a de reconhecer o trabalho e esforço de todos os que passaram pela empresa. “Tivemos ajuda na construção desse legado. Não foi do dia para noite e muitos profissionais extremamente competentes ajudaram nesse crescimento”, expõe com gratidão.
Maternidade: Resiliência e Coragem
Certamente você já ouviu falar no termo “resiliência”. Expressão bastante utilizada nos dias de hoje, a resiliência está associada à capacidade que temos de lidar com nossos problemas e dificuldades, superar e não esmorecer com os contratempos da vida. Pessoas resilientes têm propósitos definidos e transformam as adversidades em crescimento pessoal.
Para falar sobre coragem ninguém melhor do que o grande escritor e poeta Guimarães Rosa. “O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”. Rafaela demonstrou ser resiliente, ter coragem e muito amor por sua família.
“Meu maior aprendizado como pessoa foi a maternidade. Tenho três filhos. Meu filho mais velho hoje tem 27 anos e nasceu com uma patologia genética, a AME, Atrofia Muscular Espinhal. Passamos por um processo difícil, foi bem desafiador”, relata a mãe Rafaela. A AME é uma doença rara, degenerativa, que interfere na capacidade do corpo de produzir uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores.
Naquela época não havia muita informação sobre tratamento e as fontes de pesquisas eram insuficientes. “Recebi um diagnóstico que meu filho teria até dois anos de vida. Fui à luta e vivi intensamente a maternidade. Fizemos parte de estudos nos Estados Unidos porque precisávamos entender acerca de tudo sobre essa deficiência, tudo que estava ao nosso alcance. Toda a minha família viveu, junto comigo, um processo transformador”, comenta Rafaela.
Apesar do diagnóstico desmotivador Rafaela permaneceu firme e hoje enxerga com gratidão tantas conquistas alcançadas pelo filho. “Hoje meu filho está formado, trabalha e tem uma energia de vida enorme. Apesar das limitações ele construiu um estilo de vida e aproveita ao máximo”, afirma Rafaela ratificando o quão engrandecedor é essa experiência em sua vida. “O sofrimento ensina muito. Você aprende o que de fato tem valor na vida. Aprende novos caminhos, ter resiliência e maturidade, isso você leva para a vida”.
Mudar é necessário
Sobre os próximos passos e o que almeja para o futuro, a empresária reflete, “Tenho muito orgulho do que já construímos até aqui. Eu sei o valor de marca que a Mota Machado tem e, se daqui há 30 anos nós tivermos conseguido manter o mesmo valor, será maravilhoso. Precisamos cada vez mais nos fortalecer internamente, é preciso mudar para que a marca se mantenha forte, sempre buscando novos caminhos”, finaliza.
Texto: Márcia Rios
Fotos: Brian Dutervil