Em uma iniciativa para fortalecer a agricultura familiar no Ceará, o Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc e Senac, reuniu nesta sexta-feira, 08, as 21 cooperativas parceiras que fornecem alimentos para os restaurantes do Sesc e para o Restaurante Mayú e Café Senac, ambos do Senac. O encontro, realizado na Escola de Gastronomia do Senac Panorama, teve como objetivo avaliar o primeiro ano da parceria e apresentar novos projetos de desenvolvimento.
A diretora institucional da Fecomércio Ceará, Cláudia Brilhante, reforçou o compromisso da Instituição com o crescimento das cooperativas e elogiou os resultados alcançados. “Estamos vivendo uma realidade muito importante. Ficamos felizes em saber que algumas cooperativas já conseguiram dividir lucros pela primeira vez e investir em novos bens. Isso demonstra organização e crescimento. Nosso objetivo é continuar apoiando e estimulando esse desenvolvimento”, ressaltou.
Idealizado pelo presidente da Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt, o projeto de compra direta da agricultura familiar já demonstra resultados significativos. Eudes Xavier, consultor de Programação Social do Sesc e Senac, destacou o impacto positivo da iniciativa de compra direta da agricultura familiar. “Este é o primeiro ano que o Sesc e o Senac, organizados pela Fecomércio, realizam esse projeto, e já alcançamos um impacto de R$ 16 milhões em compras diretas aos produtores via cooperativas, gerando renda e sustentabilidade. Ao recebermos os alimentos diretamente da produção, reduzimos custos e melhoramos a qualidade para os nossos restaurantes”, afirmou.
Renato Araújo, da Cooperativa da Agricultura Familiar (COAF) de Itapipoca, que conta com mais de 112 associados, enfatizou a importância das capacitações oferecidas pelo Sistema Fecomércio. “Passamos por vários treinamentos estratégicos que abrem novos horizontes. Aprendemos sobre rotulagem, prazos de validade, lote e até sobre exportação. Isso nos prepara para o futuro e para acessar mercados maiores, como supermercados e até o mercado internacional”, comentou.
A reunião reafirmou o compromisso do Sistema Fecomércio Ceará com a valorização da produção local e o desenvolvimento das comunidades. “Só se consegue muito capacitando e dando à pessoa a oportunidade. Através do Sesc e do Senac, estamos muito felizes de ver o interesse e a dedicação de todos vocês”, finalizou Cláudia Brilhante.